top of page
Objetivos
Implementar uma sala de estudos no espaço físico da Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto. Com o intuito de criar uma opção para os alunos da Universidade Federal de São Paulo estudarem em um espaço com condições adequadas. O ambiente da atlética é muito frequentado pelos alunos, sendo assim, seria possível integrar a convivência com um bom local para estudos.
Escopo
O ambiente da Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto é um espaço de convivência dos alunos que, não só contempla a prática esportiva, como também a integração entre estudantes do campus, os quais utilizam o espaço para diversos fins acadêmicos. Dentre eles, assistir videoaulas, discutir assuntos da graduação, estudar e ainda ter um momento de descanso durante as pausas entre aulas e atividades
extracurriculares. Porém, as condições de estudo ainda são limitadas nesse local, em virtude da ausência de um lugar específico para esse fim.
Atualmente, os alunos costumam estudar no pátio do restaurante ou na sala de convivência da Atlética, sendo que ambos os espaços não possuem condições adequadas para o estudo. O pátio por ser um lugar aberto e muito frequentado apresenta diversas distrações para o estudante. A sala de convivência por sua vez, trata-se de um local de lazer, não apresenta mesas para tornar o estudo mais confortável e eficiente. Dessa forma, torna-se necessária a implantação de uma sala de estudos na Atlética, a fim de tornar o espaço mais convidativo e adequado ao estudante.
Impacto
Espera-se como objetivo principal deste projeto o desenvolvimento estudantil dos alunos, de modo que possam utilizar o espaço de estudos para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.
Com a implementação da sala de estudos na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto, os alunos da Universidade Federal de São Paulo terão uma nova alternativa de espaço para estudo no Campus São Paulo. Por conta da reforma e interdição da Biblioteca do Campus São Paulo, as opções de estudo para os alunos ficam reduzidas e em muitos casos inadequadas.
Tanto por não possuir um espaço específico para isso quanto por ser inadequado pelas questões de movimentação de pessoas e de barulho. Além disso, a Atlética conta com Wi-Fi grátis para todos, o que facilitaria a adesão ao espaço de estudos frente a realidade dos alunos. A AAAPB possui diversos serviços em sua área de convivência, tais como lanchonete, academia, mesas ao ar livre, quadras poliesportivas, piscina, entre outros que incentivam o aluno a frequentar o local. Com isso, a implementação da sala de
estudos na Atlética torna-se essencial para ajudar os alunos do Campus São Paulo a possuírem um local adequado para o estudo.
Por ser um espaço aberto ao público, todos os alunos do Campus São Paulo podem ser beneficiados com o espaço físico criado pelo projeto, além de pós-graduandos e residentes que também frequentam o espaço. Após a reforma prevista nesse projeto, o Campus disponibilizará mesas e cadeiras para 30 lugares (conforme ofício anexado). Podendo inclusive ocorrer um futuro aumento no número de lugares.
Além do mais, por tratar-se de uma reforma estrutural em uma das salas da Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto, o período estimado de impacto do projeto seria de, no mínimo, 20 anos e espera-se contemplar por volta de 1000 discentes da graduação além de residentes das especialidades médicas e Docentes que quiserem usufruir do espaço para ensino, pesquisa ou extensão. Isso se dá, pois, a Associação Amigos da Escola Paulista financia a infraestrutura, o Campus disponibilizaria a mobília e a Atlética
arcaria com os custos de manutenção da sala.
Custo total
R$ 58.980,00
Relatório do Projeto

bottom of page