top of page
Objetivos
Estudar a utilização da tecnologia Eye Tracker e explorar suas potencialidades dentro da comunidade acadêmica da EPM/UNIFESP, incluindo estudos de avaliação objetiva das funções visuais e a utilização do dispositivo entre pacientes com doenças neurológicas e neurodegenerativas.
Escopo
A - Estudar a utilização da tecnologia Eye Tracker para utilização no serviço de saúde.
B - Compreender as potencialidades da tecnologia para novas utilizações em práticas pedagógicas em saúde, novos métodos de avaliação clínica e difusão tecnológica.
C - Propor cursos de capacitação para a comunidade da EPM sobre a potencialidade na tecnologia na educação, extensão e pesquisa.
D - Propor e avaliar protocolos de estudo da tecnologia Eye Tracker para reduzir a subjetividade do atendimento oftalmológico para pacientes não verbais, com déficit cognitivo e/ou baixo letramento.
F - Avaliar a utilização da tecnologia Eye Tracker como ferramenta de avaliação objetiva de funções visuais
G - Elaborar métodos de estudo para o uso do Eye Tracker nas áreas de Ciências Visuais, Educação e/ou Comunicação Aumentativa e Alternativa para pacientes com doenças neurológicas e neurodegenerativas.
Impacto
O Eye Tracker é um dispositivo com sensores que captam uma imagem dos olhos, identifica a posição do mesmo levando em consideração reflexos de luz na córnea, posição da íris em um plano ou sinais de eletro-oculograma, e por meio dessas avaliações calcular o ponto de fixação do olhar, medir movimentos voluntários e involuntários, gerando assim uma base de dados do comportamento da atenção, identificação de estímulos e avaliação das preferências de olhar. Sua utilização no campo da saúde pode agregar ao dia-a-dia dos profissionais de saúde, uma vez que a aquisição de dados objetivos possibilita maior efetividade nas consultas, acompanhamento de tratamentos e seguimento quantitativo dos processos de reabilitação empregados.
O dispositivo possui um enorme potencial a ser explorado no desenvolvimento de novas práticas clínicas, e pode ser utilizado como meio pedagógico no desenvolvimento de novas práticas em saúde. A adaptação e uso da tecnologia de Eye tracker na formação ou capacitação envolve profissionais de saúde de todas as áreas: médica, enfermagem, fonoaudiologia, tecnologias, educação, medicina do trabalho, biomedicina etc., desde a graduação até a pós-graduação, e poderá proporcionar novas soluções em diagnósticos, planejamento de tratamentos, reabilitação, habilitação e auxílio em atividades diárias e laborais que poderão ser replicadas e expandidas por todas as formações em saúde.
Para conquistar esses objetivos, torna-se necessária não apenas a aquisição de um dispositivo Eye Tracker, mas a aproximação deste desta tecnologia a seus futuros usuários. Um dos, senão o mais importante objetivo do projeto, é proporcionar aos membros da EPM a possibilidade de utilizar a tecnologia Eye Tracker de forma prática, desmistificando a tecnologia e aproximando-a do dia-a-dia dos estudantes e profissionais. Para alcançar esse objetivo, é necessária a elaboração de treinamentos específicos e direcionados para alunos da graduação, residência, fellows e pós-graduação, abordando em cada nível a aplicação e a utilização em potencial datecnologia.
A tecnologia Eye Tracker possibilita que pesquisas em Ciências Visuais possam ser realizadas nas áreas de: Cognição, Percepção, Linguagem, Educação e Reabilitação e Clínica Médica, pois a avaliação do rastreamento ocular, sacadas e fixações pode ser utilizada para geração de dados e evidências quantitativas subjacentes ao comportamento visual, eliminando vieses.
Uma das aplicações que demonstra isso é o uso do Eye Tracker como ferramenta de avaliação não subjetiva de funções visuais e habilidades visuo-cognitivas, para atendimento oftalmológico e de reabilitação para pacientes não verbais, com déficit cognitivo e/ou baixo letramento. Utilizando a ferramenta, o rastreamento ocular pode ser avaliado objetivamente, medindo sistematicamente pequenos movimentos usualmente dependentes do examinador. Os índices gerados podem ser utilizados pela equipe responsável como indicadores de eficiência, eficácia e efetividade dos procedimentos de avaliação da atenção visual, processos cognitivos e reações, expandindo-se para o acompanhamento evolutivo do paciente com base nas intervenções utilizadas, permitindo que os pesquisadores expandam seu conhecimento científico do comportamento.
Além da sua utilização na avaliação funcional da visão, o dispositivo pode ser utilizado para avaliação comportamental e de tendências neurológicas, como por exemplo, o Transtorno do Espectro Autista, facilitando o diagnóstico precoce desses pacientes. A tecnologia também pode ser utilizada para estudos de comunicação aumentativa alternativa para pacientes que se comunicam apenas com movimentos oculares, como portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica e/ou disfásicos, permitindo o alcance de
uma população normalmente negligenciada. Estimamos que o projeto possa impactar diretamente cerca de 500 pessoas, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e residência, além de beneficiar indiretamente os pacientes que podem aproveitar da tecnologia.
Custo total
R$45.425,99

bottom of page